Serviços Oferecidos


Atendimento Infantil - Psicoterapia Psicanalítica de Crianças

Ocorre através da Ludoterapia. Utiliza-se uma caixa lúdica para compreender o mundo interno da criança, suas fantasias, seus conflitos e suas relações interpessoais. Este trabalho é feito através do brincar, utilizando os brinquedos e a imaginação como principais instrumentos de comunicação com a criança que, em grande parte das vezes, não sabe colocar em palavras sua angústia e seus medos.

Antes do atendimento, porém, realiza-se entrevistas com os pais ou responsáveis, para compreender a história de vida da criança, sua configuração familiar e a dinâmica desta família, já que estes são aspectos fundamentais que influem tanto nos processos de saúde, como no sofrimento e adoecimento do paciente.

No próximo passo, após os encontros com os pais, a criança é atendida por um período de avaliação psicodiagnóstica onde será definido um plano de tratamento, bem como o número aproximado de sessões.

Iniciado o atendimento, as sessões ocorrem em dias e horários fixos com duração de 50 minutos, sendo também de suma importância a realização de encontros periódicos com os pais de acordo com o andamento do tratamento.

Benefícios trazidos pela psicoterapia infantil

Além da melhora nos sintomas da criança, a psicoterapia propicia maiores condições para que a mesma acesse seu mundo interno. Quando ocorre por anos, a terapia pode oferecer ganhos em termos de fortalecimento da personalidade e sobretudo ajudá-las a serem adultos mais conscientes de suas emoções.

Atendimento Adulto - Psicoterapia Psicanalítica

A partir do momento em que o adulto toma a decisão de buscar ajuda psicológica, ele deve entrar em contato com o terapeuta para uma entrevista inicial.

Entrevista inicial

Nesta entrevista o paciente falará sobre sua queixa e os motivos pelos quais busca auxílio. O objetivo aqui é identificar se há ou não uma indicação para a psicoterapia e, principalmente identificar se o paciente encontra-se em condições emocionais, financeiras e se tem disponibilidade de horário para assumir um tratamento que muitas vezes é delicado, leva tempo e levanta lembranças ou feridas dolorosas que o indivíduo ainda não sente estar pronto para trabalhar.

Havendo indicação para a psicoterapia psicanalítica o contrato de trabalho é feito verbalmente ao final da entrevista pela psicóloga, onde é explicado ao paciente as ‘regras’ do trabalho (dias e horários fixos, valor das sessões, datas e formas de pagamento, entre outros) e são fundamentais para o desenvolvimento e evolução do processo.

Benefícios da psicoterapia no adulto

O método psicanalítico pode favorecer a remissão dos sintomas, mas sobretudo proporciona a ampliação da nossa capacidade de suportar as frutrações e tolerar a realidade. Através do auto conhecimento, a Psicanálise nos convida a uma nova forma de “ser e estar no mundo”.

Orientação Profissional / Vocacional

É um processo, composto de determinados procedimentos, que auxiliam aqueles que enfretam um momento da vida profissional confuso, a tomar decisões. É um momento em que o orientando reflete sobre si mesmo, suas áreas de interesse, suas potencialidades e características pessoais e sobre as profissões que deseja atuar. Além disso, trabalha as questões familiares e socioculturais que influem na escolha profissional e ajuda-o na construção de sua Identidade.

A Orientação Profissinal pode ocorrer individualmente ou em grupo.

Público alvo

É possível realizar o processo de Orientação Profissional com todos os indivíduos que tenham uma questão profissional para pensar:

- Jovens do segundo e terceiro ano do ensino médio.
- Universitários em início, meio e final de de curso.
- Pessoas que buscam mudar de área e ou profissão (Reorientação).
- Aposentados, demitidos, entre outros.

Como

O processo de O.P. dura de 08 a 10 sessões. É desenvolvido pela psicóloga Dra. Marina Valim. Para maiores informações, entre em contato nos telefones: (19) 3386-8939 ou (19) 98417-1209.

Psicoterapia Psicanalítica

É um método científico e uma técnica terapêutica, baseada nos fundamentos da Psicanálise que tem como objetivo proporcionar ao indivíduo melhor entendimento do seu funcionamento mental e resolução dos seus conflitos internos.

A Psicoterapia Psicanalítica se dá através de sessões regulares, que ocorrem num espaço protegido e confidencial – espaço também chamado de setting terapêutico. Neste setting paciente e terapeuta estabelecem uma relação de confiança na busca pelos fatores inconscientes que afetam o desenvolvimento emocional do sujeito e ocasionam-lhe dor psíquica. É um processo de resultados graduais que pode promover mudanças profundas e duradouras na personalidade, além de favorecer a melhora na qualidade das suas relações interpessoais. É importante ressaltar que os resultados dependem de muitos fatores, em especial da entrega do sujeito ao tratamento.

Avaliação Neuropsicológica das Dificuldades de Aprendizagem

A Neuropsicologia é uma ciência que estuda as relações entre o cérebro e o comportamento humano. Desta forma, avaliar uma criança com dificuldades de aprendizagem significa compreender em detalhes:

-A realidade em que a criança encontra-se inserida, tanto no ambiente escolar, quanto familiar, social e emocional.

-Os aspectos orgânicos, também chamados neurobiológicos que podem indicar possíveis disfunções na atividade cerebral.

Assim, a tarefa da avaliação neuropsicológica é, portanto, investigar as causas da dificuldade de aprendizagem através de entrevistas com a família, informações sobre o componente genético, entrevistas com o professor, visitas à escola, compreensão da história de vida emocional da criança e finalmente, uma bateria de testes neuropsicológicos a fim de identificar a existência ou não de disfunções cerebrais. Todo este processo envolve também outros profissionais da saúde e da educação a fim de encontrar um olhar mais amplo e completo sobre a criança e seu diagnóstico.

Encerrado este primeiro e importante passo - o diagnóstico - inicia-se o momento de orientação à família e à escola sobre a terapêutica mais indicada quando a mesma se faz necessária. Neste processo, mais uma vez deve-se contar com uma rede de profissionais especializados da saúde e da educação que auxiliem no objetivo maior que é o sucesso no tratamento e desenvolvimento da criança.

Orientação de Pais

No início da vida, o ser humano apresenta-se como um ser extremamente dependente do ambiente e das pessoas que o circundam. O desenvolvimento da criança implica num caminho que vai da dependência absoluta do meio e da família, em direção a uma busca constante pela independência. Assim, questões emocionais apresentadas pelas crianças podem ter estreita relação com a dinâmica familiar. O trabalho de orientação de pais objetiva, portanto, por meio do conhecimento profundo das relações daquele contexto, ampliar a compreensão acerca dos sintomas da criança, refletir sobre as relações entre os seus sintomas e a dinâmica familiar e assim tratar os personagens deste cenário com foco primário no bem estar do filho em questão e como consequência disso alcançar um bem maior sobre toda a família.

Em resumo a orientação de pais visa instrumentalizar a família a:

-Enxergar o problema em toda a sua amplitude;

-Trazer cada figura parental para suas responsabilidades;

-Aprender a lidar com o problema valendo-se de estratégias mais adequadas que tragam resultados bem sucedidos.